Terapia do Silencio

É bem comum pessoas passarem uma vida inteira, dedicando-se a maior parte do tempo ao algo que não gosta, que gera stress, que lhe afasta do que realmente dá prazer.

Seguir o “coração”, sem dúvida, é o melhor caminho para a realização, mas como reconhecer o que realmente queremos?

Todos nós temos um potencial e para acessá-lo, em primeiro lugar, é preciso tranquilizar a mente. Tranquilizar significa tirar os medos, tirar as ideias ilusórias que separam o desejo da realização. O que parte do “coração” vem a tona sem esforço, sem dúvida, de forma leve e gentil. Tudo o que fazemos com amor, é fácil, é prazeroso e inspirador. Preste mais atenção no seu dia a dia e veja em quais situações você “navega” fácil com alegria e satisfação.

Na prática:

Vamos supor que seja em um esporte específico, o surfe por exemplo: surfar me faz bem, amo estar em contato com o mar, surfar me traz muita alegria. Ótimo, tire todos os seus medos e comece e colocar mais surfe em sua vida. Parece fácil, mas quando entramos no universo da mente, acreditando no que ela diz, tudo se torna mais árduo.

Veja o exemplo abaixo:

A mente: como eu posso surfar com regularidade se eu moro na cidade de São Paulo? Tenho família para sustentar, meu trabalho exige muito e não tenho tempo para isso.

Pronto, aí está o exemplo de uma mente identificada com a ilusão. À partir deste pensamento, podemos reconhecer que por algum motivo maior, que inclui o medo, a pessoa deixa de seguir sua vontade e perde a oportunidade de vivenciar o que realmente quer. Lembre-se que tudo é uma construção, primeiro temos que jogar a intenção para o que realmente queremos, sem pensar nos atalhos e dificuldades do caminho.

Quem sabe, morar na praia poderia dar a esta pessoa a possibilidade de surfar mais vezes. Que tal prospectar um novo trabalho no litoral dentro de um horário que lhe possibilite surfar pela manhã e no final da tarde?

A mente: isso é loucura, na praia nunca vou conseguir ganhar o salário que eu ganho em São Paulo.

Calma, jogue a intenção, de o primeiro passo, veja o que o universo entrega. Quando digo universo, não quero ser místico, é apenas observar os acontecimentos subsequentes a ação sem colocar a mente na frente, sem criar expectativas.

Outra possibilidade: acorde mais cedo e faça o famoso “bate e volta”. Saia às 4 da manhã de São Paulo e 5:30 h você já estará no mar. Surfe por 2 horas e às 9:30 estará de volta a cidade para iniciar o seu dia de trabalho com um sorriso no rosto e energia renovada.

Existem várias possibilidades de se colocar mais surfe na vida. Tire os medos e escolha um caminho. A maior prova de que estamos seguindo nosso coração é quando não nos deixamos levar pelo cansaço físico, a energia gerada pela vontade supera todas as dificuldades e realizamos com satisfação cada etapa do percurso. Descubra o que te faz vibrar.

O que eu quero dizer é que temos que colocar mais do que realmente amamos em nosso dia a dia. Naturalmente ao jogarmos a intenção os acontecimentos irão se transformar em direção e a favor do queremos. Não temos que ter pressa e sim estarmos conscientes do passo em pró ao objetivo.

Se opção for largar tudo para ir morar na Indonésia e viver só surfando também é possível, mas é preciso ter certeza se está dentro do propósito maior para que não gere frustrações e sofrimentos nas dificuldades que hão de surgir.

Lembre-se: para ser do coração, não pode haver dúvidas, tem que fluir em paz. Aproveite agora e já coloque mais do que você quer em sua vida. Seja gentil, vá construindo aos poucos e assim será livre para viver todos os seus sonhos sem medo, sem receios , sem ilusões . Só depende de você.

Fotos: Nathan Dumlao e Jason Zook