Terapia do Silencio

Da dor ao despertar
da consciência

(Um breve resumo de minha história)

Sou brasileiro de São Paulo capital e atualmente moro em Barcelona na Espanha.

 

Me formei em Comunicação Social e iniciei minha vida profissional dentro do Mercado Publicitário.

 

Tive a oportunidade de trabalhar para grandes Agências como DM9DDB, W Brasil e o Grupo Publicis.

 

Depois de alguns anos de muito trabalho, pressão e uma rotina frenética, comecei a ter crises de ansiedade que mais tarde se converteram em uma profunda depressão.

 

Fui ao psiquiatra e comecei a tomar vários remédios.

 

Eles me ajudaram a controlar algumas crises de pânico, mas ao mesmo tempo fiquei deprimido e sem vontade de viver.

 

Foi aí que resolvi então em 2004 largar a publicidade e fazer uma viagem sabática ao redor do mundo.

 

A ideia era boa, parecia que tinha tudo ao meu favor: dinheiro, tempo livre e uma suposta ideia de liberdade.

 

A ideia foi diferente da realidade.

 

Depois de quase um ano viajando, passando por lugares incríveis em mais de 20 países, me dei conta que a tristeza continuava comigo.

 

Ao olhar dos outros eu era o cara mais feliz e privilegiado do mundo.

 

Fotos lindas, lugares paradisíacos, muitas festas, mas dentro não me sentia bem, ainda havia muito sofrimento.

 

Foi então que em Pushkar na Índia conheci um homem de uns 70 anos que em uma conversa despretensiosa me falou de um retiro de meditação.

 

Um lugar onde qualquer pessoa poderia ter a experiência de viver 10 dias em Silêncio seguindo a disciplina dos monges budistas.

 

Eu nunca havia meditado nem se quer 1 minuto, mas o que mais me chamou atenção foi o que este senhor me falou:

 

“Após 10 dias em silêncio, tudo o que eu sentia, pensava e falava se alinhou.”

 

Era exatamente isso que me faltava, tudo muito desalinhado, muitos medos, inseguranças, uma vida sem sentido, sem propósito algum.

 

Foi então que decidi ter a experiência, só queria encontrar uma maneira de me livrar de tanto sofrimento.

 

Remédios, viagens, festas, nada que vinha do lado de fora estava amenizando minhas dores.

 

Sem ver alternativas, decidi então aprender a olhar para dentro.

 

Me entreguei completamente a experiência, fiz o que qualquer psiquiatra condenaria.

 

Larguei todos os remédios de uma só vez e entrei no retiro de 10 dias de silêncio sem nunca haver meditado.

 

Lá eu aprendi a base da técnica, comecei a praticar e tive um dos momentos mais doloridos e difíceis da minha vida.

 

A partir dos ensinamentos em direção ao despertar da consciência, tive a oportunidade de transcender as dores para se livrar dos medicamentos e de tudo o que não me deixava estar em paz.

 

Na verdade, não me curei de todas as minhas dores em 10 dias de retiro, mas o ponto principal foi trazer consciência para a causa de todo o sofrimento.

 

Deste ponto em diante compreendi como poderia de forma prática ir evoluindo em direção a verdadeira paz, alegria e felicidade.

 

A prática do Silêncio passou a fazer parte de minha vida e depois de muitos anos, em 2014, iniciei trabalhos voluntários para compartilhar minha experiência do silêncio com pessoas que precisavam de ajuda psicológica.

 

Os resultados foram tão surpreendentes que me motivei a desenvolver um trabalho terapêutico chamado de Terapia do Silêncio.

 

Tive a oportunidade de aplicar a técnica em lugares como a Cracolândia e abrigos para moradores de rua da cidade de São Paulo.

 

A minha grande alegria foi comprovar a eficácia do trabalho na recuperação de pacientes com quadros graves de dependência química e distúrbios mentais.

 

Atualmente moro em Barcelona com minha família, promovo Retiros de Silêncio no Brasil e futuramente em Portugal e sigo atendendo meus alunos e pacientes via webcam.

 

Em Barcelona, meu trabalho se estendeu para o núcleo oncológico de pacientes com leucemia do Hospital Sant Pau de Barcelona.

Depoimentos
Passei por uma grande mudança durante a pandemia e, ter feito o retiro em ago/2021 foi muito especial. Foi muito bom estar comigo mesma e meditar. Tive muitos insights quando olhei minha vida sob outra perspectiva. Senti zero vontade de pegar o celular, de ver TV, conversar ou ter qualquer outro estímulo. O lugar é lindo, cercado de natureza, a comida é ótima e o Luiz conduziu tudo com maestria. Quero repetir com certeza e recomendo demais para qualquer pessoa que esteja em busca de autoconhecimento.
Mariana Pires
Já participei duas vezes do Retiro do Silencio (2020 e 2022) e pretendo repetir mais vezes. Ficar alguns dias em silêncio, aprendendo a meditar com um professor nato como o Luiz é uma experiência que deveria constar na lista de prioridades de todos. É uma oportunidade única de aprender a meditação Vipassana, em apenas dois a três dias, num ambiente bonito, agradável e “silencioso”. Após o Retiro continuei a praticar o que aprendi e hoje a meditação faz parte do meu dia a dia. A meditação Vipassana, praticada com regularidade, é uma técnica eficaz para entendermos um pouco mais sobre nós mesmos e aprendermos a aceitar e a superar desde situações cotidianas até problemas mais complexos e difíceis. A técnica é simples e para ser efetiva exige dedicação e perseverança, porém pode tornar a vida mais “leve” e interessante.
Ciro Moraes Barros
Fiz o retiro no momento muito especial da minha vida, estava grávida de 2 meses e foi incrível faz a terapia do silêncio e me conectar com meu filho. O retiro é muito bem organizado, tudo pensado com muito carinho e infra/alimentação de alta qualidade. Não foi fácil para mim fazer todos os exercícios, ficar em silêncio mas a condução do Luiz foi transformadora. Com certeza foi uma experiência incrivel. Recomendo muito!
Tatiana Hesser
Conheci o Luiz através de um amigo… estava passando por sucessivas crises de ansiedade, arritmias e ainda para completar, incertezas na carreira. Tomei coragem e me inscrevi no primeiro retiro em 2017, pois não acreditava muito em meditação, silêncio e outras temas relacionados. Conclusão: tive uma grata surpresa durante e após o término do retiro, onde tive contato mais profundo com o Vipassana, a natureza, comida vegetariana deliciosa e paz de espírito – uma verdadeira limpeza na alma! Tudo conduzido e preparado com muita propriedade pelo Luiz. Além do primeiro já fiz mais 2 retiros e vou novamente nesse ano. Muito bom compartilhar o silêncio!!!!!
Mauricio Munerato Amendoeira
Conheci o Luiz em 2017 quando apresentou o Vipassana ao meu marido para ajudá-lo a superar as crises de ansiedade e pânico que o assombravam na época. Sempre adorei meditação e formas de lidar com a mente no momento presente e o jeito que o Luiz nos guia nesta experiência através do Retiro de Silêncio é uma maravilha! Desde a primeira edição deste Retiro já fomos 3 vezes e, para nós, é um início perfeito de Ano. Gratidão, Luiz e a todos que tornam esta vivência sempre engrandecedora!!!
Trícia Veratti
Fui ao primeiro retiro organizado pelo Luiz Eduardo, em 2019, em um momento de transição de carreira e muito angustiado com o meu futuro profissional. Essa foi uma das iniciativas mais importantes e vantajosas que tive até hoje para a melhoria de minha saúde mental e bem-estar pessoal. Aprender a meditar, a ficar em silêncio e a manter a concentração em mim próprio, não dando tanta atenção para os pensamentos recorrentes, passou a ser uma constante em minha rotina a partir dali – só obtive ganhos com a prática. Vale mencionar também que a organização é muito boa, e o local bastante bonito, confortável e com refeições saudáveis e saborosas.
Marcelo Hespanhol
Tenho muita dificuldade para silenciar minha mente “tagarela”, fato que muito dificulta minha meditação! Participei do Retiro do Silêncio com o Luiz e, graças aos seus ensinamentos e energia tranquila que inspira, fui capaz de melhorar, substancialmente, minha prática meditativa!! Recomendo muito a participação de todos no Retiro!!
Ricardo Porto
Fiz o retiro na época pós pandemia. Estava precisando ficar comigo e ao mesmo tempo entre pessoas . Foi ótimo. A começar pelo ambiente, de muito verde, conforto, onde tudo silenciosamente fala sobre respeito, delicadeza e cuidado que tocam a alma e nos propicia abertura para um contato com o silêncio profundo. A condução das meditações pelo Luiz e a atenção da equipe foram perfeitas.Voltei renovada.
Antonia S. Ambrosio
Fora a organizacao e comida maravilhosa (mesmo eu nao sendo vegetariano) a experiência foi muito positiva. O retiro é um ótimo pontapé inicial para aqueles que querem entrar no mundo da meditacao e auto conhecimento.
Roberto Pontifex
Em um mundo no qual a interação com os outros é cada vez mais rara, é essencial encontrarmos paz no silêncio. Mas encarar o silêncio de fato depende de consistência, disposição e coragem. Por isso a orientação de um profissional corrige rumos, desfaz ilusões autoimpostas e nos orienta para o período seguinte. Sobretudo, um profissional que é u m devoto da prática do silêncio como o Luiz. Sua orientação é uma honra e um privilégio, que nos apresenta a filosofias, pensadores e modos de ver o mundo, que têm capacidade de causar questionamentos profundos. Isso gera possibilidades reais de mudança interior e de atitude perante a vida. Recomendo a todos que sentem que chegou o momento.
Leandro Nogueira de Freitas
Está terapia do silêncio coordenada pelo Luiz é um evento de altíssima qualidade, onde me senti muito segura sendo dirigida por alguém que sabe o que faz e o faz com muita maestria. Foi um grande presente que me dei tirar um tempo para me voltar para dentro, para meu interior, dentro de um ambiente seguro, confiável e acolhedor. Vale a pena em todos os sentidos porque o lugar é lindo, além da excelência da comida. Super recomendo!
Beth Porto
Fazer a Terapia do Silêncio foi um dos momentos mais marcantes que já vivi. Me mostrou que podemos criar a partir do vazio. Me reforçou minha auto-conexão comigo mesmo. Me permitiu um raro instante de vácuo, de flow, onde tudo parecia possível. Isso só se deu com a condução no tom certo do mestre Luiz, que deixou toda a experiência fluída e verdadeira. Amei, recomendo muitíssimo.
Érico Hiller
Uma experiência única. As duas vezes em que participei, senti muita satisfação e resolução de problemas internos, durante o retiro. O silêncio e as meditações guiadas fazem com quem seja possível o acesso do ser interior de forma muito interessante. Sempre que participei, sai de uma forma mais contemplativa e me conhecendo melhor. Acredito ser uma das melhores técnicas de cura.
Carolina Sciencia Pizarro